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Marketing político: como a aliança correta pode ajudar sua reputação

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Marketing político: como a aliança correta pode ajudar sua reputação

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A reputação na gestão pública é essencial. Afinal, trabalhar servindo ao cidadão demanda uma visão positiva e transparente do trabalho realizado, para que seja possível efetuar mais mudanças. O marketing político é ferramenta chave na melhora da reputação. 

Parcerias são, no marketing político, uma estratégia potencialmente benéfica para o andamento do trabalho. É possível unir forças e atuar sobre gargalos de maneira coletiva. 

Além disso, as parcerias, se bem feitas, auxiliam na melhora da reputação da gestão e podem alavancar o andamento de projetos, além de facilitar a captação de recursos e otimizar processos.

Parcerias no marketing político: o que é importante?

É claro que, assim como tudo na gestão pública, as possíveis parcerias também devem ser analisadas cuidadosamente. É preciso entender o histórico das alianças, os objetivos e prioridades dela e a disponibilidade para colaborar em projetos.

O ideal é que as parcerias sejam feitas de modo a unir esforços e complementar aptidões. O trabalho em equipe deve ser sempre dividido, e feito de forma a desenvolver projetos no futuro. 

Para o marketing político, definir as prioridades do trabalho da gestão pública e os próximos objetivos é essencial para buscar parcerias alinhadas com os projetos a serem desenvolvidos. 

Caso contrário, a parceria pode acabar travando o andamento de projetos, prejudicando a reputação da gestão e manchando a imagem do trabalho. 

Como escolher a aliança correta?

Como escolher a aliança correta para o marketing político, então? Atenção ao que observar:

  • o histórico de trabalho da parceria;
  • os objetivos dela;
  • o alinhamento político;
  • o resultado de seus últimos projetos;
  • a reputação da parceria.

Como analisar tudo isso? A gestão pode contar com ferramentas que automatizam o diagnóstico e o trabalho, como é o caso do Solução Completa de Inteligência na Gestão Pública (I.G.P) da Data Goal. 

Por meio de uma metodologia eficiente e de um sistema de avaliação e pesquisa, a ferramenta permite identificar todos os pontos de melhoria da gestão e dos projetos voltados à população.

Além de facilitar o diagnóstico, o I.G.P visa a melhoria contínua do que for identificado, por meio da metodologia P.D.C.A (Plan, Do, Check e Act) = Planejar, Fazer, Checar e Agir.

Assim, a gestão pode focar não apenas na causa dos problemas, mas também na solução.

Marketing político no I.G.P

A Solução Completa de Inteligência na Gestão Pública (I.G.P) também permite analisar cuidadosamente o histórico das parcerias visadas, entendendo quais seriam os pontos positivos e negativos da aliança. 

Com o sistema de avaliação e pesquisa disponibilizado pela Data Goal, o gestor pode entender a satisfação da população frente a um projeto desenvolvido por determinada possível parceria. 

Além disso, também pode avaliar os resultados percebidos de gestões anteriores, identificando o que é passível de continuação e atualização e o que deve ser descartado.

Com esse sistema, políticas de médio e longo prazo podem ser avaliadas em sua viabilidade, a partir de necessidades reais da população e dados objetivos.

Isso facilita o marketing político, já que guia o gestor na busca por parcerias viáveis e que podem ser frutíferas para o desenvolvimento do trabalho. 

Lembre-se que o resultado final deve sempre trazer benefícios para o público, por isso vale basear-se em dados reais e objetivos. 

I.G.P e parcerias já feitas

E se as parcerias já estiverem feitas? Para quem busca analisar as parcerias já feitas para entender o impacto delas na reputação da gestão, o I.G.P também é uma boa ferramenta. 

Utilize-o de modo a avaliar a satisfação da população frente aos projetos desenvolvidos com cada parceiro e entenda se elas estão sendo benéficas. 

Esse passo de constante avaliação é essencial para mensurar e planejar próximas ações, visando a melhora da reputação. A checagem é ainda mais importante em período eleitoral ou na aproximação deste, para que a tomada de decisões seja mais acertada.
Quer saber mais sobre como a Solução Completa de Inteligência na Gestão Pública pode trabalhar a favor do marketing político na busca de alianças? Entre em contato aqui!