Pesquisa eleitoral para vereador: como fazer?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A cada 4 anos são realizadas eleições municipais para a escolha de prefeito e vereadores. No caso do primeiro, o eleitor tem a impressão de ser mais tranquilo coletar e avaliar os resultados, por ser apenas um cargo público. Mas e a pesquisa eleitoral para vereador?

A curiosidade das pessoas é em relação à pesquisa eleitoral, como é feita e se é confiável. Hoje em dia existem vários mecanismos e metodologias para saber quais candidatos estão à frente na disputa eleitoral. Mas a confiabilidade vai depender justamente de como ela é realizada.

O que é pesquisa eleitoral?

A pesquisa eleitoral nada mais é que uma indagação feita ao eleitor, em um determinado momento, sobre sua intenção de voto a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição.

Com base nesses dados é possível sinalizar a preferência da opinião pública nos meses ou dias que antecedem a eleição. Dessa maneira, institutos de pesquisas devem registrar cada uma delas na Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, conforme art. 33 da Lei nº 9.504/97.

A pesquisa eleitoral é uma ferramenta que permite coletar todos tipos de dados, como opiniões, intenção de votos e pontos de vista de um grupo de pessoas, através de um questionário aplicado a uma população a qual é chamada de amostra.

A vantagem desse instrumento durante a pesquisa eleitoral é a conversão dos dados qualitativos em quantitativos, o que favorece a tomada de decisão diante dos fatos apontados pelos pesquisados.

Exemplo: se na pesquisa foi apontado que o maior problema na área educacional está na educação básica, é aí que a campanha do vereador deve se nortear, pois é um tema que impacta diretamente na vida de seu eleitorado.

Contudo, há quem desconfie das pesquisas eleitorais para vereadores, argumentando que a amostra não reflete o pensamento da maioria. Porém, durante o processo é possível obter uma amostra perfeita, desde que todos participem e tenham a mesma possibilidade de serem pesquisados.

É claro que um questionário aplicado pessoalmente, além de onerar para o candidato ou partido, não consegue abranger uma amostra consistente. Para resolver o problema, a pesquisa eleitoral para vereadores é realizada via plataforma digital. Isso aumenta o tamanho da amostra e, consequentemente, resultados mais precisos.

Solução tecnológica para pesquisa eleitoral para vereador

As campanhas políticas dos vereadores traçam suas estratégias a partir das pesquisas eleitorais que descobrem os principais indicadores da população sobre o que ela espera desse candidato.

É aí que entra a solução da Data Goal: um aplicativo de pesquisa, com interface amigável e intuitiva e que contempla as informações para que o pesquisador:

  • Avalie a satisfação geral quanto à administração pública;
  • Preveja a intenção de voto;
  • Entenda a reputação de um candidato específico em determinada região.

Por ser uma plataforma digital, os usuários podem receber a pesquisa por diferentes meios, como e-mail e redes sociais, o que melhora o alcance do questionário, evitando que pesquisadores tenham que se deslocar para fazer a pesquisa pessoalmente.

O problema da pesquisa eleitoral é a sua viabilização através de um gerenciamento de equipes que torne o processamento de dados mais rápido e menos custoso, já que um estudo como esse leva tempo. Mas com o software da Data Goal, o sistema compreende todas as necessidades da pesquisa de campo e consegue disponibilizar o resultado em pouco tempo.

Acontece que a coleta de dados para esse tipo de pesquisa pode ser realizada de maneira online ou offline, dependendo da demanda. Já institutos e empresas de pesquisas que contam com entrevistas manuais necessitam de funcionários para checar se o questionário está sendo preenchido corretamente e ainda tabular todos os dados.

Os softwares de pesquisa eleitoral geram mais confiabilidade, proporcionando redução de custo, diminuição de erros humanos, agilidade nos resultados e credibilidade nos resultados.

Se o seu objetivo é ter resultados sérios e com informações que vão agregar no seu planejamento eleitoral, o software de pesquisa é a solução. Nós, da Data Goal, temos a melhor e mais completa plataforma do mercado para te ajudar na campanha eleitoral.

Clique aqui e saiba mais sobre esse recurso!