Se você precisa de respostas rápidas e confiáveis sobre o comportamento ou opinião de um determinado grupo, a pesquisa de campo pode te ajudar. Esse tipo de estudo leva a um aprofundamento nas causas de um determinado problema, assim como no ambiente em que se encontra o respondente.
Ou seja, não é só uma enquete em que o usuário responde sim ou não, a favor ou contra. Diferentemente também do método em que é pedido ao entrevistado dizer o primeiro nome de empresas ou produtos que vem à mente, a pesquisa de campo mergulha no universo do usuário, norteando os motivos que o levam a ter tal opinião.
O que vem a ser a pesquisa de campo?
A pesquisa de campo é uma parte muito importante dentro de uma investigação, correspondendo à observação, coleta, análise e interpretação de fatos e fenômenos que ocorrem no cenário a ser pesquisado.
Através dela é possível extrair dados importantes dentro de uma realidade, podendo, para isso, utilizar entrevistas ou questionários para obter a resposta do problema em questão. Normalmente, a pesquisa de campo é realizada após estudo bibliográfico ou trabalhos feitos anteriormente que embasam os novos estudos, integrando outras metodologias para obter maiores benefícios.
Em outras palavras, esse tipo de pesquisa permite observar detalhes impossíveis de descobrir quando não nos fazemos presentes. Geralmente aplicada para entender o comportamento do consumidor, ela traz grande contribuição para o projeto a ser desenvolvido, como lançamento de novos produtos, melhoramento de serviços ou favorecimento da imagem de um negócio.
Devido à quantidade de informações que ela fornece, a pesquisa de campo tem a característica de ser uma técnica cara, já que exige uma equipe grande para colocar a metodologia em prática.
Como é feita a pesquisa de campo tradicional
Tradicionalmente, a pesquisa de campo coloca pesquisadores nas ruas para obter informações diversas acerca do tema a ser estudado. Pilhas de papéis são impressos e entregues aos pesquisadores com o objetivo de orientar a coleta de dados em campo.
Após o trabalho, eles voltam ao escritório para separar as respostas, tabular os dados, analisar e gerar o resultado final.
Com relação a esse método, alguns pontos encarecem e descredibilizam a pesquisa de campo. Podemos pontuar que questionários em papel não é viável por vários motivos, incluindo a poluição do ambiente, geração de custos para a empresa e a facilidade de sofrer alterações significantes.
Outro aspecto é o número de pesquisadores em campo para aplicação do questionário. Dependendo do objetivo, como é o caso de uma pesquisa eleitoral, são centenas de pessoas nas ruas para coleta de dados dos eleitores. Em outras palavras, o contratante vai precisar desembolsar um valor considerável para pagar profissionais, alimentação, transporte e outros encargos.
Sem contar que os resultados demoram para ser divulgados. Afinal, é preciso tempo para lançar cada resposta nos programas – aumentando, inclusive, a probabilidade de erros devido a imprecisão na digitação.
Benefícios da tecnologia
Com o avanço tecnológico, quase todos os segmentos passaram a utilizar aplicações para desenvolver seus projetos e a pesquisa de campo não ficou de fora. Soluções como a oferecida pela Data Goal ajudam usuários a averiguar fatos e opiniões de forma eficiente e com custo reduzido.
Trata-se de uma aplicação inteligente que substitui por completo as pilhas de papéis durante a coleta de dados, já que todos os registros são efetuados no celular, tablet ou qualquer dispositivo móvel.
Mas essa não é a única vantagem da aplicação. Com ela, o próprio usuário pode entrar na plataforma, criar os questionários e enviar, via rede, para os pesquisadores em campo ou diretamente aos respondentes por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
Dessa maneira, você não vai precisar de uma equipe dedicada para realizar a atividade, garantindo uma grande redução de custos para o cliente.
Outro aspecto importante da solução para pesquisa de campo é a diminuição de erros humanos. Isso porque o sistema contém recursos de combate a fraude, monitorando a localização das coletas através do GPS.
Com tanta inovação, pode se afirmar que a solução para pesquisa possibilita a retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo. Com o banco de dados, o usuário consegue produzir o relatório final no mesmo dia da realização da entrevista.
Para entender mais sobre as nossas soluções, acesse outros artigos do blog.