Como funciona um aplicativo para pesquisa de opinião?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisas de opinião, em geral, são um importante recurso para a coleta de dados relevantes sobre a percepção do público de interesse acerca de determinado assunto. Podemos analisar praticamente qualquer coisa a partir da percepção de outras pessoas, desde que se tenha uma metodologia clara para isso.

Falamos, por exemplo, sobre hábitos, marcas, um produto ou serviço, uma instituição ou até uma figura pública, como acontece bastante no período eleitoral, e retiramos das pesquisas um bom material para dar prosseguimento a projetos afins.

Contudo, em qualquer caso, para se chegar a um resultado que realmente reflita a verdade, é preciso coletar um alto volume de opiniões. Depois, é preciso também organizar e analisar esses dados. E é para facilitar todo esse processo que surgem os aplicativos de pesquisa de opinião.

Usar um app economiza tempo e dinheiro, além de contribuir para que os objetivos pensados para a pesquisa sejam alcançados de forma mais segura e assertiva.

Se você deseja contar com essa tecnologia, pode estar se perguntando como tudo isso acontece na prática. Então, continue a leitura, pois esse artigo vai te mostrar como funciona um aplicativo de pesquisa de opinião.

Criação do formulário

A primeira etapa do funcionamento do aplicativo de pesquisa de opinião envolve a criação do formulário. Podemos dizer que a base dessa tarefa segue o mesmo princípio dos formulários antigos e impressos utilizados para essa finalidade.

A diferença principal é que, uma vez que o aplicativo foi desenvolvido justamente para essa função, o processo para criar o formulário é mais simples e intuitivo. E isso permite que você mesmo consiga desenvolvê-lo com mais rapidez e facilidade, sem precisar da ajuda de um profissional especializado.

Para tanto, é importante ressaltar que o aplicativo de pesquisa de opinião deve ser customizável, mantendo um layout próprio, mas permitindo que o usuário tenha autonomia para determinar o que quer desse material, desde o texto das perguntas até as variadas possibilidades de resposta.

Preenchimento das respostas

A etapa do preenchimento do formulário depende, claro, da participação do público envolvido na pesquisa realizada.

Antigamente, pesquisas de opinião eram feitas por abordagem direta com um entrevistador coletando as respostas ou distribuindo e recolhendo formulários impressos.

A ideia do aplicativo de pesquisa de opinião é aproveitar o potencial dos smartphones e outras tecnologias móveis. Ou seja, permitir que as pessoas tenham, literalmente ao alcance de suas mãos, os dispositivos de que precisam para responder às perguntas do formulário.

Assim, é interessante que, além de permanecer intuitivo e de fácil uso e entendimento, o app seja compatível com diferentes sistemas operacionais (como o iOS e o Android). É isso que permite que a pesquisa não esbarre em questões técnicas e conte com a participação de um público maior.

Coleta e análise dos dados

Uma vez que a pesquisa já está em andamento pelo app, os dados começam a ser coletados. Um bom aplicativo de pesquisa de opinião opera tanto online quanto offline, salvando os formulários e respostas na memória interna do dispositivo. Dessa forma, a coleta nunca é interrompida.

É a partir da computação desses dados que o app desenvolve uma tabela com os insights finais, reunindo informações que servem de base sólida para a análise crítica dos resultados.

Para quem decide contar com um aplicativo de pesquisa de opinião, essa função merece destaque. Afinal, reunir e organizar todas as respostas coletadas pode ser bastante trabalhoso sem o auxílio da tecnologia.

Esse diferencial do aplicativo de pesquisa de opinião contribui para que entender a opinião pública sobre qualquer assunto de relevância para você e tomar decisões com base nela se torne uma tarefa intuitiva e, ao mesmo tempo, feita com mais embasamento e segurança.

Ficou interessado em contar com um aplicativo de pesquisa de opinião como ferramenta de mudança dos seus paradigmas (científicos, empresariais ou pessoais)? Entre em contato com DataGoal para entender o que há de melhor para essa novidade.