Eventos: Como mensurar a satisfação das pessoas presentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

À primeira vista, mensurar o sucesso de um evento pode parecer uma tarefa hercúlea. Afinal, fatores subjetivos influenciam a demonstração da satisfação do público e, em um primeiro momento, transformar esta percepção pessoal em informação foge ao palpável.

Deixe esta ideia pré-concebida de lado e tenha a certeza de que este tipo de pesquisa não só é muito possível como, também, é fator determinante para o sucesso de sua marca. É (muito) possível traduzir a satisfação pessoal em dados. Vamos te dar, aqui, algumas dicas para o sucesso de seu evento e mostrar como utilizar ferramentas de pesquisa.

A mensuração de metas e resultados é elemento estratégico fundamental para o êxito de um evento e, portanto, não deve ser feita apenas ao seu final, sendo possível – e indicado – coletar dados durante sua realização. Vale lembrar, inclusive, que este tipo de observação de resultados costuma ser muito mais eficiente do que os tradicionais questionários distribuídos aos participantes.

Os questionários são úteis, mas há de se levar em consideração que apenas uma pequena parcela do público se dispõe a respondê-los, em geral quando já estão indo embora do local, e nem sempre as informações cobrem aspectos importantes que deveriam ser levados em consideração.

Feedbacks gerados em tempo real permitem que ajustes necessários sejam realizados a tempo, aumentando, assim, as chances de atingir os seus objetivos. Avaliar o comportamento dos participantes, considerando o tempo médio de permanência nos stands, ou número de leads gerados pelos expositores, é mais efetivo do que analisar, apenas, respostas em questionários.

Mensuração como estratégia de melhoria

Muitas vezes os organizadores deixam de realizar a mensuração de resultados por medo de uma possível comprovação de que os objetivos não foram atingidos. Com isso, perde-se a oportunidade de adotar estratégias que combatam as causas deste “fracasso”, única maneira de superá-los.

Afinal, se você não sabe onde está o erro, não é possível corrigi-lo. Identificar falhas é uma oportunidade de melhoria; neste caso, o erro é uma indicação do que pode ser acerto.

Mensurar resultados permite total conhecimento das forças e fraquezas de seu evento. Mesmo que isso possa parecer claro em sua mente, dados objetivos permitem que você comunique estas forças aos seus apoiadores e patrocinadores. Medir resultados garante a continuidade e construção de um histórico de eventos e servem como argumento sólido para justificar sua continuidade.

Conhecendo os indicadores de mensuração

É importante ter em mente quais são os aspectos a serem medidos para que se possa refletir sobre os resultados apontados.

Seja gerar receita, criar oportunidades de vendas, formar uma comunidade ou obter novos leads, cada evento tem um propósito e sua estratégia deve contemplar a medição desta meta.

A venda de ingressos, o número de participantes e o retorno sobre investimento (ROI), são alguns aspectos capazes de gerar dados. Entretanto, há um mundo de possibilidades de monitoração do pré ao pós evento. Observar qual é o desempenho de suas ações de marketing, o que interessa aos seus participantes e o que afasta a sua audiência, por exemplo, são informações que podem ser obtidas em tempo real e utilizadas de maneira útil.

Estabelecer objetivos menores é uma boa estratégia e permite uma análise mais assertiva. Você pode classificar os seus objetivos em áreas maiores e subdividi-las em menores.

Digamos que o objetivo é analisar a estratégia de marketing nas mídias sociais. Você pode subdividir esta categoria em:

–       elevar o número de visitas de seu site;

–       ampliar o alcance de suas publicações no Facebook;

–       conquistar maior interação no Twitter, etc.

Através da medição de resultados é possível avaliar a imagem das marcas envolvidas, o que garante a credibilidade e reputação do evento.

Maneiras efetivas de medir os resultados de seu evento

Mensurar a satisfação do cliente é um aspecto menos tangível que lidar com custos e benefícios econômicos diretos. Porém, o maior ponto de sucesso do evento é fruto, justamente, desta análise. Uma pesquisa eficiente aborda, também, este aspecto e permite que a cada evento a satisfação de seus participantes seja superada, conquistando excelência e resultados sólidos.

Para isso, algumas formas efetivas de mensurar resultados de eventos são:

  1. Avaliar dados estatísticos (número de participantes, números de contatos obtidos, venda de produtos);
  2. Realizar uma reunião com os envolvidos na organização – fornecedores e parceiros, para que se considere suas observações em outras edições;
  3. Coletar sugestões, comentários e opiniões através de questionários;
  4. Conversar com os participantes a fim de observar sua experiência e satisfação.

A Data Goal disponibiliza coleta de dados inteligente, avaliação de pesquisas e soluções para várias aplicações. Conte conosco para conquistar o mercado!