Como eliminar fraudes em pesquisa de campo?

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A pesquisa de campo é uma excelente ferramenta para entender, na prática, a realidade do universo investigado. Ou seja, além dos livros e artigos científicos bastante utilizados para embasar as respostas de um problema, a pesquisa conta com a experiência de cada participante.

Essa modalidade é muito utilizada para entender ou verificar algo que esteja acontecendo no mundo dos negócios, na política ou no universo acadêmico. Nesse sentido, ao identificar o problema, o pesquisador elabora um formulário com as informações que precisa avaliar e vai a campo coletar dados que comprovem ou não sua hipótese.

Como coletar dados na pesquisa de campo

Uma das fases mais importantes da pesquisa de campo é a coleta de dados.  É  através dela que o pesquisador vai conhecer a realidade das pessoas e do mercado de forma geral. 

Assim, se o objetivo é lançar um novo produto ou abrir uma filial de supermercado em outra cidade, por exemplo, o empresário não vai simplesmente tomar a atitude de maneira aleatória. Um erro pode colocar a perder todo o investimento. 

A pesquisa de campo é a melhor forma de apoiar os negócios, fazendo com que o gestor tome decisões embasadas em dados técnicos e sérios. Para isso é aplicado um questionário abordando as preferências do consumidor em relação ao novo produto ou a necessidade de implantar mais um supermercado na cidade.

Com base em uma amostra pré definida, o pesquisador irá compilar os dados e fazer a análise das informações para que o dono da pesquisa tenha parâmetros para uma decisão.

O problema é que a pesquisa de campo é uma ferramenta passível de fraude. Quando ocorre, isso pode colocar em risco a análise dos dados coletados, bem como os rumos da investigação.

Por que ocorrem fraudes nas pesquisas de campo?

As pesquisas são ferramentas essenciais para a tomada de decisões. Nesse sentido, o executivo só vai bater o martelo em relação ao lançamento de um novo produto ou serviço se os dados coletados forem favoráveis. 

Ou seja, a pesquisa de campo proporciona o recolhimento de informações capazes de gerar confiança para que os objetivos do estudo sejam cumpridos.

As fraudes podem acontecer principalmente se a coleta de dados for manual, e por inúmeros motivos. Instituto de pesquisa com baixa credibilidade, má índole dos profissionais de campo, preenchimento errado dos questionários, não fazer as entrevistas nas áreas demarcadas ou não respeitar as amostras selecionadas são apenas alguns deles.

Pode acontecer também de, para ganhar tempo, o pesquisador preencher algumas informações sem o consentimento do entrevistado. 

Enfim, o questionário pode ser manipulado de diversas formas, interferindo nos resultados e, consequentemente, na análise e na decisão final de quem encomenda o estudo em questão.

Devido à fraude, a pesquisa de campo pode apontar um direcionamento incorreto da investigação, não refletindo a realidade. Imagine o exemplo do supermercado, em que a análise incorreta inviabiliza a implementação do empreendimento em uma determinada localidade. Nesse caso, perde a empresa que vai deixar de lucrar e perde a cidade com a geração de empregos e impostos.

Como combater as fraudes em pesquisa de campo?

Com o avanço da tecnologia, fazer pesquisa de campo utilizando questionário impresso é coisa do passado. Hoje em dia é possível contar com aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, para auxiliar no trabalho de coleta de dados.

Com o software, a pesquisa de campo se torna um ativo rápido, prático, de fácil aplicação e custo-benefício elevado, uma vez que o preço das ferramentas é acessível.

Com interface amigável, o dono da pesquisa tem autonomia para fazer as modificações desejadas sempre que necessário, sem precisar ser especialista em sistemas. Além disso, é possível monitorar a evolução dos trabalhos acessando os relatórios parciais com os pesquisadores ainda em campo.

O sistema ofertado pela Data Goal apresenta os seguintes diferenciais:

  • Aplicação de pesquisas em modo off-line;
  • Banco de dados para produção do relatório no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes e pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Não deixe a fraude em pesquisa de campo comprometer a evolução do seu negócio. Entre aqui para saber mais sobre o assunto ou entre em contato com a  Data Goal para fazer seu orçamento.