Como fazer compilação de dados?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A compilação de dados é um processo fundamental para a análise dos resultados de uma pesquisa. Essa etapa influencia diretamente na tomada de decisões assertivas.

Compilar é a etapa da pesquisa posterior à coleta, todas fundamentais para a obtenção de informações eficazes à análise. Entretanto, se a coleta não for bem direcionada, pode acabar prejudicando a compilação. Os resultados, nesse cenário, são pouco satisfatórios, já que as informações são inconclusivas.

Por isso, antes de realizar a compilação de dados, siga uma cadência de etapas indispensável à pesquisa de campo – as quais estão descritas a seguir. 

Selecione as informações a serem compiladas

Antes da compilação de dados, além do cálculo de amostragem e margem de erro, há a coleta das informações. Nessa etapa, é necessário aplicar o questionário a partir do contexto da pesquisa. Por exemplo: quais dados são necessários à análise e descoberta? Quais informações são, de fato, relevantes para o que a pesquisa intenciona trabalhar? 

Em outras palavras, primeiro se define o problema para, posteriormente, procurar respostas. Por mais que pareça uma constatação óbvia, não é sempre que isso ocorre, já que muitas pesquisas vão a campo sem estratégias sólidas. Ao definir antes e questionar depois, você seleciona as informações de acordo com o que quer analisar, dando prioridade ao que for relevante ao contexto.

As perguntas em uma uma pesquisa de satisfação do cliente, por exemplo, devem estar direcionadas a determinado produto ou serviço, fazendo com que você entenda como é a experiência do usuário diante dele. Ou, ainda, pode avaliar como tem sido o atendimento por parte dos colaboradores da empresa.

Com perguntas bem definidas e aplicadas, segue-se para a próxima etapa.

Como fazer a compilação de dados 

Depois da coleta dos dados específicos, é chegado o momento de realizar a compilação de dados. 

Nessa etapa, os dados são organizados de forma a apresentar resultados, estatísticas, métricas e informações relevantes para você análise aprofundada de gestores e outros interessados na pesquisa. 

No caso de uma pesquisa eleitoral, por exemplo, este é o momento de entender o comportamento e a intenção de voto dos eleitores.

A compilação vai exigir que os dados e respostas sejam bem organizados, agrupados em objetivos e seções específicas e, em determinados casos, em seções comparativas, além de atender a diversos outros detalhes específicos de cada metodologia. Trata-se de um processo complexo e trabalhoso. 

E, nesse sentido, pode ser difícil manter a precisão. A compilação de dados demanda muita cautela, para que as estatísticas não sejam calculadas de forma equivocada. O pesquisador, portanto, deve assegurar, através dela, resultados relevantes e coerentes.

Um grande passo nessa direção é substituir o modo manual para a compilação automatizada de informações. Nesse método, é feita a tabulação e cruzamento de dados em planilhas, até mesmo no papel. A sugestão é, em substituição a esse método, você possa utilizar ferramentas de automação que compilem os dados com exatidão e clareza.

Ferramentas para a compilação de dados

Escolher ferramentas para a realização da compilação de dados e análises é importante para que você possa comparar dados e informações. Só assim é possível construir relatórios que realmente sejam relevantes e possam apontar caminhos. 

Os softwares de pesquisa são, portanto, excelentes ferramentas de compilamento. O sistema desenvolvido pela Data Goal permite a aplicação de questionários de forma totalmente online, mesmo quando os dispositivos utilizados para tanto não estejam conectados à internet. Assim, as informações são recolhidas e compiladas automaticamente, em tempo real, de forma segura. 

Ao utilizar esse software, o gestor da pesquisa pode acompanhar, ao vivo, os dados que seus colaboradores estão coletando – e gerar relatórios no mesmo dia. Além da rapidez, há também o benefício do resultado confiável e realista, já que o programa é antifraude e trabalha para minimizar os erros de aplicação de questionário.

Um software para diversas pesquisas

A partir da utilização de um programa para pesquisa e compilação de dados, o horizonte de aplicação dos questionários é vigorosamente ampliado. Da satisfação do cliente à intenção de votos, o software da Data Goal pode ser utilizado em qualquer contexto.

Para que você possa fazer um questionário assertivo e entender todas as funcionalidades da ferramenta, incluindo a metodologia mais apropriada a cada pesquisa, a Data Goal oferece suporte e consultoria em português. Que tal começar sua pesquisa agora mesmo?
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe – e não deixe de acompanhar nossos conteúdos gratuitos para manter sua rotina de pesquisa sempre alinhada à gestão de resultados.