Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes.

Já o segundo ponto refere-se à maneira como o pesquisador vai obter as informações. No caso desse texto, explicamos a metodologia por meio de entrevista na pesquisa qualitativa.  Será que você sabe mesmo o que vem a ser isso? 

O que é  pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa é um método de caráter exploratório e subjetivo. Nela,  o pesquisador não busca uma resposta direta, de sim ou não, mas compreender o comportamento do entrevistado com base em experiências individuais, particularidades do ambiente e outros aspectos que permitam um estudo mais profundo do caso. 

A pesquisa qualitativa é realizada quando a finalidade é descobrir os motivos de certos comportamentos, como a rejeição de um candidato em uma eleição ou a preferência do consumidor a uma marca.

A coleta de dados é feita em uma amostra menor, para facilitar o levantamento das opiniões, utilizando diversas ferramentas, como grupos de discussão e entrevistas individuais.

O papel da entrevista na pesquisa qualitativa

A entrevista é uma técnica fundamental para realizar coleta de dados em uma pesquisa qualitativa. Acontece que nem sempre o investigador obtém as respostas para o problema por meio de observação e bibliografia, sendo viável buscar os dados por meio de entrevistas.

O método utiliza a interação social entre o pesquisador e o entrevistado como forma de compreender o objeto a ser estudado, sendo uma ferramenta essencial da pesquisa qualitativa.

Além de compreender comportamentos e tendências, a entrevista identifica hipóteses, descobre percepções e pode resultar em insights poderosos para o cliente.

Tipos de entrevistas 

Para montar uma entrevista articulada, que consiga atingir o objetivo proposto, deve-se levar em consideração a dinâmica do processo e a autonomia do entrevistador. 

Por isso, você tem que conhecer os tipos de entrevistas na pesquisa qualitativa. Vamos a eles?

Entrevista estruturada

As entrevistas estruturadas são feitas a partir de um questionário previamente programado. Nesse modelo, o entrevistador não pode elaborar novas perguntas durante o processo, devendo se restringir à entrevista anteriormente estruturada.

Essa metodologia é aplicada, por exemplo, nas pesquisas de opiniões, eleitorais e nos censos do IBGE. O resultado independe da especialização da figura do entrevistador, já que qualquer pessoa com conhecimento do roteiro pode realizar as perguntas.

Entrevista semi-estruturada

Na entrevista semi-estruturada não existe rigor no roteiro das perguntas. O pesquisador pode combinar as questões previamente estruturadas com perguntas espontâneas que surgem no contexto da investigação.

Como se fosse uma conversa informal, o entrevistador mantém o foco no objetivo da pesquisa, mas adiciona questões além do roteiro estruturado. Isso proporciona maior aproximação com a pessoa entrevistada, o que abre possibilidade para tocar em assuntos mais complexos e obter opiniões mais sinceras.

Aplicando entrevistas na pesquisa qualitativa

Se sua organização deixa de fazer entrevistas na pesquisa qualitativa porque acha que dá muito trabalho e precisa desembolsar muito dinheiro com equipe em campo, locomoção, tabulação dos dados e análise das informações, talvez você não conheça o aplicativo de pesquisa desenvolvido pela Data Goal.

O software é muito simples, intuitivo e fácil de ser usado. O dono da pesquisa tem a opção de entrar na ferramenta e montar o questionário para a entrevista ou, caso queira, solicitar ajuda ao time Data Goal para essa finalidade.

Nossas soluções permitem a coleta de dados online ou offline, validação de mercado e administração de todas as etapas diretamente pelo aplicativo, além de outras vantagens que vão deixar sua entrevista mais rápida e confiável.

Quer saber mais sobre como aplicar entrevistas e realizar uma pesquisa qualitativa de excelência? Entre em contato com a equipe Data Goal e vamos conversar!