03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

interview concept illustration_114360 1501

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes.

Já o segundo ponto refere-se à maneira como o pesquisador vai obter as informações. No caso desse texto, explicamos a metodologia por meio de entrevista na pesquisa qualitativa.  Será que você sabe mesmo o que vem a ser isso? 

O que é  pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa é um método de caráter exploratório e subjetivo. Nela,  o pesquisador não busca uma resposta direta, de sim ou não, mas compreender o comportamento do entrevistado com base em experiências individuais, particularidades do ambiente e outros aspectos que permitam um estudo mais profundo do caso. 

A pesquisa qualitativa é realizada quando a finalidade é descobrir os motivos de certos comportamentos, como a rejeição de um candidato em uma eleição ou a preferência do consumidor a uma marca.

A coleta de dados é feita em uma amostra menor, para facilitar o levantamento das opiniões, utilizando diversas ferramentas, como grupos de discussão e entrevistas individuais.

O papel da entrevista na pesquisa qualitativa

A entrevista é uma técnica fundamental para realizar coleta de dados em uma pesquisa qualitativa. Acontece que nem sempre o investigador obtém as respostas para o problema por meio de observação e bibliografia, sendo viável buscar os dados por meio de entrevistas.

O método utiliza a interação social entre o pesquisador e o entrevistado como forma de compreender o objeto a ser estudado, sendo uma ferramenta essencial da pesquisa qualitativa.

Além de compreender comportamentos e tendências, a entrevista identifica hipóteses, descobre percepções e pode resultar em insights poderosos para o cliente.

Tipos de entrevistas 

Para montar uma entrevista articulada, que consiga atingir o objetivo proposto, deve-se levar em consideração a dinâmica do processo e a autonomia do entrevistador. 

Por isso, você tem que conhecer os tipos de entrevistas na pesquisa qualitativa. Vamos a eles?

Entrevista estruturada

As entrevistas estruturadas são feitas a partir de um questionário previamente programado. Nesse modelo, o entrevistador não pode elaborar novas perguntas durante o processo, devendo se restringir à entrevista anteriormente estruturada.

Essa metodologia é aplicada, por exemplo, nas pesquisas de opiniões, eleitorais e nos censos do IBGE. O resultado independe da especialização da figura do entrevistador, já que qualquer pessoa com conhecimento do roteiro pode realizar as perguntas.

Entrevista semi-estruturada

Na entrevista semi-estruturada não existe rigor no roteiro das perguntas. O pesquisador pode combinar as questões previamente estruturadas com perguntas espontâneas que surgem no contexto da investigação.

Como se fosse uma conversa informal, o entrevistador mantém o foco no objetivo da pesquisa, mas adiciona questões além do roteiro estruturado. Isso proporciona maior aproximação com a pessoa entrevistada, o que abre possibilidade para tocar em assuntos mais complexos e obter opiniões mais sinceras.

Aplicando entrevistas na pesquisa qualitativa

Se sua organização deixa de fazer entrevistas na pesquisa qualitativa porque acha que dá muito trabalho e precisa desembolsar muito dinheiro com equipe em campo, locomoção, tabulação dos dados e análise das informações, talvez você não conheça o aplicativo de pesquisa desenvolvido pela Data Goal.

O software é muito simples, intuitivo e fácil de ser usado. O dono da pesquisa tem a opção de entrar na ferramenta e montar o questionário para a entrevista ou, caso queira, solicitar ajuda ao time Data Goal para essa finalidade.

Nossas soluções permitem a coleta de dados online ou offline, validação de mercado e administração de todas as etapas diretamente pelo aplicativo, além de outras vantagens que vão deixar sua entrevista mais rápida e confiável.

Quer saber mais sobre como aplicar entrevistas e realizar uma pesquisa qualitativa de excelência? Entre em contato com a equipe Data Goal e vamos conversar!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Uma pesquisa de satisfação é uma das melhores ferramentas para medir a experiência dos clientes e identificar oportunidades de melhoria em produtos e serviços. No entanto, o sucesso de uma pesquisa depende diretamente da qualidade das perguntas formuladas. Saber como escolher as perguntas certas é fundamental para garantir que os dados coletados sejam relevantes, precisos e úteis. A Data Goal,

Continue lendo »
rawpixel 585633 unsplash

Como a pesquisa de satisfação mensura o sucesso de um evento?

À primeira vista, mensurar o sucesso de um evento a partir de uma pesquisa de satisfação pode parecer tarefa difícil. Afinal, fatores subjetivos influenciam a demonstração da satisfação do público. Transformar esta percepção pessoal em informação foge ao que estamos acostumados a contabilizar. Mas quer um conselho? Deixe esta ideia pré-concebida de lado! Realizar pesquisa de satisfação em eventos não

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado B2B Estrategias para Compreender o Setor Corporativo com a Data Goal

Pesquisa de Mercado B2B: Estratégias para Compreender o Setor Corporativo com a Data Goal

A pesquisa de mercado B2B (business-to-business) é um processo essencial para empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Diferente do mercado B2C (business-to-consumer), onde o foco está no consumidor final, o B2B envolve dinâmicas mais complexas, como relações de longo prazo, ciclos de vendas mais longos e decisões baseadas em critérios racionais e técnicos. A pesquisa de mercado

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Onboarding Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiencia dos Novos Colaboradores

Pesquisa de Satisfação Onboarding: Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiência dos Novos Colaboradores

O processo de onboarding é uma fase crucial na integração de novos colaboradores em qualquer empresa. Um processo bem estruturado não apenas garante que o funcionário se sinta acolhido e preparado, mas também aumenta suas chances de engajamento e sucesso no longo prazo. A pesquisa de satisfação onboarding é uma ferramenta essencial para avaliar como os novos colaboradores percebem esse

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer pesquisa eleitoral: conheça 5 dicas

Uma campanha eleitoral bem sucedida é fruto de muito esforço e comprometimento de todos: candidatos, partidos e equipe envolvida. Além do planejamento estratégico necessário para orientar as ações que serão tomadas, saber como fazer pesquisa eleitoral é um elemento chave que não pode faltar no pleito. Mais que identificar as intenções de votos, a pesquisa eleitoral é bem mais ampla.

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Exploratoria Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

Pesquisa de Mercado Exploratória: Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

A pesquisa de mercado exploratória é uma das primeiras etapas no desenvolvimento de estratégias de negócios. Ela tem como objetivo compreender mais a fundo o mercado, identificar problemas e explorar oportunidades que podem ainda não estar claras para a empresa. Ao coletar dados qualitativos, a pesquisa exploratória permite insights valiosos sobre comportamentos, preferências e tendências. A Data Goal, especialista em

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Eventos Como Melhorar a Experiencia dos Participantes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Eventos: Como Melhorar a Experiência dos Participantes com a Data Goal

A organização de eventos envolve uma série de detalhes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de toda a experiência. Desde a escolha do local até a programação e os serviços oferecidos, cada aspecto impacta diretamente a satisfação dos participantes. Nesse contexto, realizar uma pesquisa de satisfação após o evento é essencial para identificar pontos fortes e áreas que

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »