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Pesquisa anônima: como e quando fazer

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Se sua  empresa necessita constantemente de coletar informações na forma de uma pesquisa eleitoral, de mercado ou social, já deve ter lidado com a situação do usuário não querer responder por ter que se identificar. Para que não haja prejuízo na investigação, em alguns casos é possível fazer a pesquisa anônima, uma modalidade que garante a integridade da pesquisa e a preservação dos dados de quem responde.

 Entenda a pesquisa anônima

O uso da pesquisa anônima promove um compartilhamento de informações francas, já que o participante se sente mais seguro, sem o risco de ser monitorado, gerando assim confiança em oferecer respostas mais honestas. 

Quando se cria uma pesquisa aberta na internet ou aplicativo, é comum solicitar informações que identifiquem o usuário, como nome, endereço, data de nascimento, às vezes CPF e até mesmo a identificação do IP.

Já a coleta anônima, o instituto de pesquisa configura a plataforma para que se preserve os dados pessoais dos respondentes, priorizando as respostas  e sentimentos verdadeiros e sinceros..

É claro que se você precisa aprofundar no detalhamento dos grupos pesquisados ou fazer parâmetros de comparação que envolvam idade, sexo, localização, departamento e demais dados de identificação, a pesquisa anônima não é recomendada.

Mas, por outro lado, a ferramenta pode ser vantajosa em pesquisas que necessitam de retornos em tópicos pontuais ou aquelas  em que a pessoa se sente constrangida em falar sobre ele.

 Em que momento devo utilizar esse tipo de pesquisa?

Antes de iniciar a criação da pesquisa anônima, é essencial que a empresa faça os seguintes questionamentos:

Há alguma possibilidade de precisar entrar em contato com a pessoa que respondeu o questionário?

Existe algum relacionamento entre a empresa e o público que irá responder a pesquisa?

Vou precisar aprofundar na pesquisa futuramente?

Se em alguma delas a resposta for sim, o anonimato na pesquisa não é a melhor estratégia, já que o pesquisador vai precisar detalhar as informações, a fim de identificar possíveis erros ou problemas no processo de produtos e serviços.

 Mas quando posso fazer a pesquisa anônima?

A confidencialidade na coleta de informação pode ser utilizada em diversas situações:

Medir a satisfação do cliente

Se você tem uma farmácia, loja, supermercado ou qualquer outro tipo de negócio de prestação de serviço e quer saber como anda a satisfação dos seus clientes, a pesquisa anônima é a ideal.

Esse tipo de avaliação é muito comum quando você efetua compra em algum estabelecimento ou passa por uma consulta em hospitais ou clínicas. Ao final, é enviado para o seu celular ou e-mail uma pesquisa de satisfação. As respostas ao questionário irão avaliar de forma geral, o quanto a pessoa gostou do atendimento da empresa, ajudando o administrador a melhorar a experiência do cliente.

Pesquisa organizacional

Quase toda organização necessita medir o nível de satisfação dos seus funcionários. Isso não é somente uma ação caprichosa dos gestores de RH, mas sim uma ferramenta efetiva que pode trazer muitos benefícios para o negócio.

Afinal, é sabido que funcionários que trabalham em um bom ambiente organizacional são mais felizes e produtivos.

Contudo, é muito pouco provável que os empregados respondam a pesquisa com franqueza se tiver que se identificar. Muitos ficam constrangidos e com receio de sofrer assédio moral ou outro tipo de retaliação.

Dessa forma, para que a empresa tome ações mais assertivas para melhorar o clima organizacional, a pesquisa anônima é a solução. Afinal, os funcionários vão se sentir mais seguros para expor suas opiniões e até mesmo fazer algum tipo de denúncia.

Pesquisa universitária

O meio acadêmico pode se beneficiar da pesquisa anônima, já que muitos estudos e teses são confirmados via investigação científica. Em muitos casos a confidencialidade é aplicada, fazendo com que pessoas dos mais diversos níveis econômicos e sociais respondam os questionamentos com segurança e anonimamente.

Como aplicar a pesquisa anônima

A pesquisa anônima pode ser aplicada em várias situações, incluindo as já citadas. É fato que existem plataformas na internet que viabilizam a elaboração, o acesso, assim como a desativação das variáveis personalizadas que identificam o usuário.

No entanto, assim como qualquer pesquisa, deve-se seguir um padrão para que a investigação atinja seus objetivos. Por isso, contrate uma empresa especialista no assunto como a Data Goal. Nossos profissionais são capacitados para entender a demanda, criar questionários assertivos, definir o tamanho da amostra, compilar e compreender os dados.Se você deseja aplicar pesquisa anônima na sua empresa ou empreendimento,  faça um orçamento com a Data Goal e conheça as vantagens de usar a nossa plataforma.

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